Você está iniciando sua carreira de programador? Seja super bem-vindo a esse mundo maravilhoso onde você tem (quase) super-poderes para criar soluções incríveis que podem mudar o mundo!

A Parte 2 deste artigo você encontra em 10 super dicas para novos programadores terem uma carreira de sucesso (Parte 2).

Quem eu sou? Bom, eu já fui exatamente como você! Iniciei lá em 2004 nessa área, e aprendi um monte de coisas super bacanas! Mas, confesso, não foi muito fácil. Quando comecei, existiam muitas dúvidas e incertezas. Assim como eu tenho certeza que você também tem! Afinal, como eu iria, de um simples estudante sem nenhum tipo de conhecimento técnico, virar um programador de verdade?

Certamente eu tenho muitas coisas pra te contar! Muitas delas que eu fiz e vivenciei até chegar aqui, sendo um Arquiteto de Software e, finalmente, como fundador - juntamente com meu sócio - da Orgânica Digital, e montando um time simplesmente incrível!

Vamos para as dicas!

1) Repetir, repetir e repetir. Ah, repetir também!

Sabe aquele velho ditado que

A prática leva à perfeição?

Esse ditado não é só velho, é muito verdadeiro. Só tem uma forma de você ficar muito bom em algo e é repetindo. A partir do momento em que você encontrou algo que realmente gosta e que queira ficar boa parte da sua vida fazendo, o que resta é repetir, praticar, etc, com a maior intensidade que você puder!

Segundo Gladwell, no livro Fora de série, dentre outros fatores, para você ser muito bom em algo é preciso repetir essa coisa por nada menos que 10mil horas. Dez mil horas! Isso equivale a 20h por semana, durante 10 anos.
 
Livro: Outliers, Fora de série

Parece bastante? Mas e se você conseguir praticar 40h por semana, o tempo já cai pela metade! E se falarmos em 60h? Você já deve estar entendendo onde quero chegar!

Comece logo e pratique muito!

2) Seja dedicado e faça seu trabalho com amor

Agora que você sabe que repetir é importante, repita com muito carinho. Você deve ter amor pelo que se propõem a fazer. Se dedique com todas as suas forças e saiba onde quer chegar.

Dê seu melhor! Acredite, este é o momento onde fazer tudo muito bem feito faz toda a diferença. Acostume-se primeiro com a qualidade e depois busque a produtividade. Em breve falaremos em detalhes sobre isso!
 
Imagem de uma mão segurando um coração, demonstrando a idéia de fazer as coisas bem-feitas

Você quer ser um Programador Sênior? Talvez um palestrante Rails? Quem sabe um ninja do Javascript? Ótimo! Você pode! Mas isso não vai vir do nada. Você precisa se dedicar, estudar, trabalhar, praticar, sonhar! Busque com muito afinco e trabalhe muito para chegar lá!

3) Arranje um emprego na área. Logo!

Como você pretende praticar se não tiver um trabalho? Por conta, como freelancer?
 
Imagem de um computador com códigos na tela

Ser freelancer certamente te dará muita liberdade e tem uma série de benefícios. Mas tem um lado negativo também, como qualquer outra coisa. Se você está começando, será preciso entender como funciona uma empresas e aproveitar esse tempo para ficar próximo a pessoas que sabem mais do que você. Afinal, você quer aprender, não é? Como freelancer, normalmente ficará sozinho em casa. E assim é muito mais difícil de aprender.

Busque um emprego que permita que você faça o que mais quer, que é programar! Se você não tiver obrigação financeira de ganhar um salário mais gordinho, ponto positivo! Num primeiro momento, priorize a busca pelo aprendizado e pela experiência.

Escolha uma empresa que te dê oportunidade para programar.

Não precisa e nem será o melhor emprego do mundo (a menos que seja trabalhando na minha empresa, óbvio :-P) mas você terá condições de repetir e começar a acumular as suas 10mil horas!

No meu texto Somente estudar, ou trabalhar e estudar ao mesmo tempo? ficará mais claro o que eu quero dizer sobre começar a trabalhar logo.

4) Se você nasceu para ser programador, seu final de semana será muito feliz na frente do computador

Logo que eu comecei a faculdade e entrei, de verdade, no mundo do desenvolvimento de software, a primeira disciplina que eu fiz foi Algoritmos. Era uma disciplina de 6 créditos. Eu entrava na aula as 18h e saia só pelas 22h20min.

 
Desenhos de pequenos bonecos com estilo quadriculado, como se fossem de peças de encaixar

Era bem puxado! Mas eu gostava demais e não via o tempo passar.

Mas o fato interessante é que o professor dava um monte (mas um moooonteee) de exercícios extras. Eu não era obrigado a fazer tudo, mas eles estavam ali disponíveis para praticar. Pois então, esse era meu passa-tempo dos sábado à tarde.

OK, eu sei que eu era um nerd com pouca vida social, mas foi um momento incrível de aprendizado. Foi uma imersão tão grande nesse mundo que, em pouco tempo, eu já não tinha dificuldades com os princípios e me via sedento por aprender coisas mais avançadas (que era Java naquela época).

Então, se você se dedicar pra caramba, trabalhando 40h por semana, e fazendo por fora mais umas 20h (totalizando as 60h)… façamos os cálculos:

10k horas / 60 horas semanais = 166,6667 semanas
166,6667 semanas / 52,14 semanas por ano = 3,2 anos (ou 3 anos e 3 meses, aproximadamente)

Seu número, pensando em super dedicação, é de 3 anos e meio para se tornar um ninja em programação! Isso pensando que você irá tirar algumas semanas para imprimir um ritmo um pouco mais leve, afinal você - ainda - não é uma máquina.

Tem uma explicação neurocientífica incrível que eu vou falar mais sobre em um próximo post. Mas, amigo, você está apenas a 3 anos e 6 meses de ser excelente no que quer.

O livro fala que, aparentemente, nosso cérebro precisa de 10 anos para realmente chegar à excelência, mesmo com as 10mil horas. Então, mesmo com essas 10mil horas, só o tempo irá deixar você maduro o suficiente.

E aí, já começou a contar?

5) Trabalhe em empresas relativamente pequenas

Essa é a cereja do bolo para terminar a Parte 1 das 10 super dicas para novos programadores de como ter uma carreira de sucesso.

Empresas pequenas, ou novas empresas, normalmente ainda estão amadurecendo seus processos e aprendendo sobre a melhor forma de trabalhar. E o que é mais interessante nisso tudo? Estão recheadas de oportunidades!
 
Desenho de um menino com uma lupa na mão, dando idéia de vislumbrar o futuro, indo para frente

Em boa parte das empresas novas, existe uma sobrecarga de trabalho e um acúmulo de funções. As pessoas precisam fazer de tudo um pouco. Já em empresas grandes o processo, geralmente, já está bem definido e cada um sabe bem onde iniciam e terminam as suas atribuições.

Uma empresa pequena, cheia de trabalho e com falta de mão-de-obra, é o local perfeito para você começar. Fique de olho nas situações mais carentes do dia-a-dia, seja a nível de processos de trabalho, organização, comunicação ou, até mesmo, tecnológica, e contribua com idéias para solucionar.

Com boas idéias e vontade de fazer a diferença, seus colegas verão em você uma solução para os problemas e você, naturalmente, terá mais oportunidades para passar de fase nesse jogo onde você não tem muitas chances de começar do jeito certo. ;-)

Vem mais por aí…

Essa foi a primeira parte das minhas dicas de como ter uma carreira de sucesso! Em breve a Parte 2.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos. Esse texto pode ajudar outras pessoas assim como está sendo útil para você.

Para receber novidades sobre a segunda parte, assim como mais material como este, deixe seu e-mail aqui abaixo!

Até a próxima!

Fotos disponíveis em http://www.freepik.com/.