Este post é especialmente para quem está começando na área de TI (Tecnologia da Informação). Se você é um programador ou analista de sistemas em início de carreira, ou pretende ser em breve, acredito que você irá gostar deste texto. Se por acaso você caiu aqui e estuda outra coisa, não tem problema! Com certeza vai poder adaptar para seu ramo.

Para que eu consiga passar minha mensagem, vou assumir que você se chama João, possui 20 anos, e é um nerd super aplicado aos estudos de sua graduação, digamos, em Análise de Sistemas. Seu sonho é trabalhar em uma grande empresa de desenvolvimento de software, ou criar a sua própria startup, e ficar milionário antes dos 30 anos.

“Um dos melhores conselhos que eu poderia te dar é que você faça uma faculdade.”

Muito bem, João. Se você não está fazendo uma faculdade, e não tem em mente fazer, um dos melhores conselhos que eu poderia te dar, ainda hoje, é que você faça uma faculdade. Em outro momento, falaremos sobre quais as melhores opções, mas hoje eu desejo, do fundo do meu coração, que você queira ter uma graduação.

João, você estuda com o Marcos. Vocês se conheceram no dia do vestibular. O Marcos, com 19 anos, ao contrário de você, além de estudar, também trabalha na área. Ele conseguiu um estágio, ganhando um modesto auxílio de custos. Você também recebeu essa oportunidade, mas conversou bem com sua família e chegaram à conclusão que, por ser um salário baixo, você deveria somente estudar para concluir antes sua graduação e chegar melhor preparado para o mercado de trabalho, o quanto antes.

Quem você acha que estará melhor preparado, lá na data da sua formatura? Apenas por um milagre, com muita reza, você estará melhor preparado que o seu amigo Marcos. Enquanto você via só teoria, sem conseguir aplicar, ele aprendia e tinha oportunidade diariamente de colocar em prática o conteúdo recebido. Já você, quando via aquela quantidade de matéria, ficava limitado aos exemplos explicados pelo professor.

Sabe o que provavelmente vai acontecer também? Se você for contratado pela mesma empresa, o Marcos, que ainda nem a graduação concluída tem, vai ser líder do seu time. Ele já estará efetivado e lhe ensinará a trabalhar. Fóm!

Tenho vários posts em mente para desdobrar com bastante clareza esse assunto. Mas, por agora, a menos que você tenha um motivo muito bom, faça uma faculdade na área de desenvolvimento de software e busque um estágio para começar a trabalhar na área. Isso te dará condições de aliar teoria e prática, você ganhará muita experiência e possuirá um background teórico sólido.

Até a próxima!