Provavelmente você já deve ter lido isso algumas vezes, mas lá vou eu falar novamente: Você precisa saber Orientação a Objetos! Se você ainda tiver alguma dúvida conceitual, ou talvez realmente ainda não tenha tirado tempo para aprender, sugiro que leia este post.

A Orientação a Objetos surgiu na Noruega, lá pelos anos 60, na linguagem Simula 67. Mas ela teve uma grande evolução mesmo a partir de vários protótipos e melhorias feitas na Smalltalk, em Palo Alto. Atualmente a grande maioria das linguagens comerciais que se prezem são construídas utilizando esse paradigma. Saber Orientação a Objetos é pré-requisito para qualquer desenvolvedor que queira crescer na carreira.

Em 2011 fui convidado para ministrar um curso de Java lá na universidade onde me formei. Mesmo estando em semestre de TCC, topei o desafio. Aí comecei a pensar… Mas de que adianta eu ensinar Java, sendo que o maior desafio de todos os profissionais com quem trabalhei e, inclusive meus colegas que estavam terminando a faculdade, era justamente a Orientação a Objetos? Saber Orientação a Objetos, sem dúvidas, é uma das coisas mais importantes para qualquer bom programador.

Eis que criei o curso de Java e Orientação a Objetos. Nele eu coloquei meu conhecimento em um curso de 24h, no formato que mais gosto: teoria seguida de prática. E o mais bacana é que não usei absolutamente nenhum livro para construir ele. Reuni todas as minhas percepções de melhores metodologias de ensino e remeti ao início do meu aprendizado fazendo a pergunta:

O que eu mais tinha de dificuldades de aprendizado naquela época?

Ao responder ela, consegui focar e produzir um material sob medida para quem começava. O curso ficou muito bacana e recebeu nota máxima na avaliação dos alunos.

Este é um material 200% original!

Resolvi há um tempo gravar esse curso e disponibilizar ele online. Hoje conto com mais de 180 alunos matriculados e avaliação média de 5 estrelas. Ele está disponíve